21 de setembro de 2010

NUMAS DIVULGA: EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA CAPES - PRODOC/2010

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA CAPES - PRODOC/2010

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS – da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está selecionando um bolsista PRODOC (Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores – http://www.capes.gov.br/bolsas/nopais/prodoc.html) para atuar em atividades de pesquisa e docência na área de Antropologia Social, na Linha de Pesquisa “Rituais e Simbolismo”, para o período de dois anos, a partir de Outubro de 2010, prorrogável por mais dois anos.

1. Pré-requisitos para as candidaturas:

É exigido do candidato à bolsa PRODOC atender os seguintes requisitos:

1. ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;
2. estar em dia com as obrigações eleitorais;
3. possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;
4. ter obtido o título de doutor há, no máximo, 05 (cinco) anos. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação conforme dispositivo legal;
5. ter título de Doutor em Antropologia ou Ciências Sociais com ênfase em Antropologia e apresentar proposta de pesquisa pertinente ao tema central do projeto PRODOC do Programa aprovado pela Capes “Rituais e Simbolismo: Escrita/Oralidade, Performance e Identidade Social”.
6. não ter vínculo empregatício ou estatutário;
7. não ser aposentado;
8. estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo sua candidatura seja aprovada pela Capes.
9. dedicar-se integralmente às atividades do projeto;
10. não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;
11. ter seu currículo atualizado disponível na Plataforma Lattes (www.cnpq.br).

2. Documentos necessários à inscrição:

a) cópia do diploma de doutorado;
b) histórico escolar do doutorado;
c) cópia do CV Lattes atualizado (não é necessário anexar os comprovantes, mas o candidato deve tê-los à mão para o caso da Comissão de Seleção solicitá-los);
d) cópia das publicações mais relevantes (artigos em revistas qualificadas, livros, capítulos de livros, textos publicados integralmente em anais de congresso);
e) projeto de pesquisa, com proposta de trabalho de pesquisa antropológica articulada à Linha de Pesquisa do PPGAS “Rituais e Simbolismo”, em sintonia com os temas centrais do projeto Prodoc do PPGAS: Escrita, Oralidade, Narrativas, Performance, Rituais e Identidade Social. O candidato deverá incluir na sua proposta um cronograma de execução das atividades previstas, com especificação das metas e ações para a conclusão do projeto no prazo de dois anos.
f) carta à Coordenação do PPGAS/UFRN explicando as razões da candidatura à bolsa, na qual é imprescindível que conste informações para contato rápido como endereço, telefones e e-mails;
g) fotocópia da carteira de identidade e do CPF.

Obs.: Os documentos necessários para inscrição devem ser entregues até o dia 08 de Outubro de 2010, entre 08:00h-12:00h, e 13:30h-17:30h na secretaria do PPGAS/UFRN: Av. Senador Salgado Filho, 3000, BR 101, KM 92. Campus Universitário. Lagoa Nova – Natal RN. CEP 59078-970. Caso o candidato resida fora da cidade de Natal, poderá enviar a documentação por SEDEX, endereçada à Coordenação do PPGAS/PRODOC, no endereço acima, com data de postagem até o dia 08/10/2010.

3. Sobre o processo de seleção:

A documentação enviada pelos candidatos será analisada pelo Colegiado do PPGAS. A avaliação recairá principalmente sobre o projeto (qualidade, adequação à Linha de Pesquisa “Rituais e Simbolismo” e aos temas centrais do Projeto, listados acima no item 2e), histórico acadêmico (trajetória de pós-graduação e experiência de pesquisa) e qualidade da produção científica apresentada (artigos, capítulos, livros etc).

4. Sobre as atividades do bolsista no PPGAS:

Durante o período de sua vinculação ao PPGAS, o bolsista deverá:

a) desenvolver projeto de pesquisa no âmbito da Linha de Pesquisa Rituais e Simbolismo;
b) ministrar disciplinas na graduação e na pós-graduação;

5. Sobre a bolsa:

O valor da bolsa é de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais) mensais e será paga ao bolsista diretamente pela Capes.
A duração da bolsa é de dois anos, prorrogável por mais dois.

6. Calendário de seleção:

Inscrições: 21/09/2010 a 08/10/2010
Postagem por correio (SEDEX): 08/10/2010.
Divulgação dos resultados: 20/10/2010

Obs.: A seleção pelo PPGAS não implica a obtenção da bolsa, que está condicionada ainda à aprovação do bolsista selecionado pela CAPES. Para maiores informações, consultar o edital PRODOC da CAPES em www.capes.gov.br

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Av. Senador Salgado Filho, 3000, BR 101, KM 92
Campus Universitário
Lagoa Nova – Natal RN
CEP 59078-970

Tel.: 84-3215 3653
E-mail: ppgas@cchla.ufrn.br

15 de setembro de 2010

Numas no Colóquio: Combatendo a Homofobia






A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove, nesta sexta-feira 10, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, o Colóquio “Combatendo a Homofobia”, uma das iniciativas do projeto de mesmo nome sob coordenação do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade - Diadorim. "Este colóquio tem como público alvo os/as docentes da rede pública estadual e municipal de ensino, um segmento extremamente importante no enfrentramento da homofobia. Nas pesquisas sobre violência contra homossexuais, a escola aparece como um dos principais locais dessas agressões", afirma o professor Marco Martins, coordenador do projeto.

O evento inédito e gratuito, cuja programação segue abaixo, tem início às 9 horas e vai até às 15h30, e ainda conta com uma exposição no foyer do local a partir desta quinta 9. Além de pesquisadores das três universidades do estado, o Diadorim trará convidados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os professores da rede estadual e municipal de ensino terão certificado, assim como os estudantes, desde que se inscrevam antecipadamente enviando nome completo, instituição e categoria (professor/a, estudante e/ou movimento social) para o endereço de e-mail unebcombatendohomofobia@gmail.com. O Diadorim também vai sortear camisas de divulgação da Campanha Diadorim 2010, cuja marca ilustra a matéria.

Na abertura do colóquio, vai ser lançado o Observatório Virtual para a Denúncia de Violências na UNEB, que vai coletar denúncias de homofobia, racismo e violência de gênero nos campi da universidade. Na manhã do próximo sábado 11, no campus de Salvador, o Diadorim promove com as organizações parceiras os Jogos da Diversidade.

Uma das iniciativas mais interessantes do projeto é a pesquisa com o público da Parada Gay de Salvador, que vai ser realizada ainda na concentração do evento. E, como já é tradição, o trio do Diadorim também estará lá, destacando-se pela qualidade do debate e pela presença diversificada de autoridades públicas e representantes dos movimentos sociais. “O nosso trio é aberto à militância de todos os movimentos sociais, LGBT ou não”, salienta o professor Marco Martins. O Fórum Baiano LGBT, que é parceiro do Diadorim, terá presença da militância nessas atividades.


Programação do Colóquio

9:00h às 12:00h
Mesa: (Des)Identificações sexuais

Profª Dra. Laura Moutinho - Universidade de São Paulo (USP)
Tema: Entre a exclusão, o reconhecimento e a negociação: lesbiandade e raça em uma perspectiva comparada internacional

Prof. Dr. Luiz Mott - Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Grupo Gay da Bahia (GGB)
Tema: Panorama sobre a Homofobia no Brasil

Prof. Dr. Luiz Felipe Rios - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Tema: Adão e Ivo: homossexualidade na visão de leigos e clérigos católicos

Mediação: Mitchele Meira Benevides
Coordenadora Geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República


13:30 às 15:30
Mesa: Outros sexos, outras vivências

Prof. Dr. Guilherme Almeida - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Tema: O arco-íris no gabinete? Respostas públicas às minorias sexuais

Profa. Dra Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima - Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
Tema: Direito à Saúde da criança e do jovem intersexo

Mediação: Keila Simpson
Presidente da Articulação Nacional de Travestis,Transexuais e Trânsgenero (ANTRA)


Serviço
ONDE Auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador
Endereço: Praça Thomé de Souza, s/n - Centro (Praça Municipal)
QUANDO Dia: 10 de setembro de 2010, Sexta-Feira.
HORÁRIO Das 9:00h às 12:00h e das 13:30 às 15:30h

Para mais informações acesse o blog Fórum Baiano LGBT:
http://forumbaianolgbt.blogspot.com/2010/09/uneb-promove-coloquio-sobre-combate.html