19 de setembro de 2011

Numas em Eventos: Penser les métissages; pratiques, acteurs, concepts

Veuillez trouvez ci-joint le programme du colloque Penser les métissages : pratiques, acteurs, concepts qui aura lieu à l'Université Paris 13-Nord (campus Villetaneuse) entre le 21 et 23 septembre 2011.


Suite à la programmation du colloque, nous vous invitons également à la conférence :


D. Pedro II et la création d'une monarchie dans les tropiques

par Lilia Moritz SCHWARCZ (USP)


Conférence de rentrée du Master d’histoire ouverte au public

Samedi 24 septembre 10h.-12h.,

Université Paris 13-Nord, l’UFR L.S.H.S., salle C 204



Lilia Moritz Schwarcz est Professeur d’Anthropologie à l’Université de São Paulo. Ses principaux domaines de recherches sont l’histoire de l’esclavage et des théories raciales, l’histoire de la monarchie brésilienne, l’histoire de l’art et l’histoire de l’anthropologie au Brésil. Elle a publié plusieurs livres, dont deux traduits en anglais: Spectacle of Races: Scientists, Institutions and Racial Theories in Brazil at the End of the XIXth Century (Farrar Strauss and Giroux, 1999) et The Emperors beard: D. Pedro II a tropical king, (Farrar Strauss and Giroux, 2004). Elle a été conseiller scientifique des expositions: The great travel of the king’s Library (2006), et Nicolas-Antoine Taunay: a French translation of the tropics (2008). Elle a récemmennt publié : O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as deventuras dos artistas franceses na corte de D. João (Companhia das Letras, 2008).

Lilia Moritz Schwarcz a été pensionnaire de la Guggenheim Foundation (2006/ 2007) et de la John Carter Brown Library (2007); visiting professor à Oxford et à l’Université de Leyde et Tinker Professor à la Columbia University (2008) et depuis 2011 est Global Professor à Princeton. Elle est également depuis 2006 membre de l’ Advisor Group for the Harvard Brazilian Office. Elle est éditrice et coordinatrice de la collection de non-fiction à la Companhia das Letras, São Paulo.


Informations sur l'accès à l'Université Paris 13-Nord (Campus de Villetaneuse) : http://www.univ-paris13.fr/acces-aux-campus.html

Chamada para trabalhos - Queering Paradigms IV

Chamada para trabalhos – Queering Paradigms IV

Caráter do congresso e das contribuições:

Após o sucesso de três congressos internacionais e interdisciplinares Queering Paradigms, realizados em três continentes, o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) têm a honra de sediar o quarto congresso, Queering Paradigms IV, a ser realizado do dia 25 ao dia 28 de julho de 2012. Nossos/as conferencistas serão Annamarie Jagose (Universidade de Sydney, Austrália), José Quiroga (Universidade de Emory, EUA), Alípio Sousa Filho (UFRN, Brasil), Jack Halberstam (Universidade do Sul de Califórnia, EUA), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ, Brasil) e Jô Gondar (UNIRIO, Brasil).

Assim como nos congressos anteriores, usamos o termo ‘queer’ para nos referir a um domínio indefinido e sem fronteiras de gêneros, sexualidades e práticas corporais não-normativas que inclui uma filiação a abordagens analíticas críticas, considerando também que o termo não ressoa globalmente com os mesmos sentidos a ele atribuídos em contextos anglo-americanos. Portanto, para os propósitos do congresso, ‘queering’ implica questionar, contrastar, desafiar e destabilizar a heteronormatividade, não se restringindo a ela: o alcance da sua análise inclui a homonormatividade, normatividade de classe, religião, raça, e a normatividade científica e/ou disciplinar.

O objetivo do congresso é, portanto, analisar o status quo e os desafios para o futuro dos Estudos Queer e dos Estudos LGBTIQ a partir de uma perspectiva ampla e inter/multidisciplinar, com vistas a problematizar/desestabilizar (i.e. queer) discursos essencializados e paradigmas totalizantes. Para discutir pesquisas sobre práticas sociais queer e LGBTIQ, nossa intenção é de colocar em diálogo pesquisadores/as de vários países e de diversas áreas de investigação, incluindo, mas não se limitando a, antropologia, sociologia, estudos da linguagem, teologia, ciência política, direito, medicina social, filosofia, geografia e psicologia social.


Mais informações: http://www.alab.org.br/eventos/queering-paradigms-iv


17 de setembro de 2011

Numas Recomenda: Site

Foi lançado pela UFBA um site (http://www.negronaimprensa.ceao.ufba.br/)
com mais de 1.400 matérias de jornais baianos do início do século XX. A intenção é disponibilizar mais um recurso para a pesquisa, pois muitos desses jornais estão em péssima condição de uso.

Numas Recomenda: Seminário

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GÊNERO, SEXUALIDADE E MÍDIA:
OLHARES PLURAIS PARA O COTIDIANO

06 E 07 DE OUTUBRO DE 2011
UNESP - BAURU


Na última década assistimos a um perceptível aumento de estudos na área de gênero e sexualidade no Brasil. Pesquisas realizadas em várias disciplinas têm apresentado temas e objetos diversificados, adensando o debate no nível teórico e metodológico. O mesmo interesse temático também é visível nos estudos sobre comunicação e mídia, terreno no qual as preocupações relativas à identidade, corpo, raça, na qual os estudos culturais têm aportado importantes contribuições teórico-metodológicas. Este contexto cambiante de ampliação numérica dos estudos e da visibilidade de novos sujeitos e culturas sexuais tem, por outro lado, demandado maior interlocução entre áreas próximas, exigindo intensificação do diálogo entre as ciências sociais e a comunicação social.
No intuito de promover esse debate necessário, o I Seminário Gênero, Sexualidade e Mídia: olhares plurais para o cotidiano pretende proporcionar um espaço de produção, reflexão e troca, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento que utilizam do aporte teórico das ciências sociais, da teoria feminista e dos estudos culturais, entre outros, para pensar o lugar das relações de gênero e dos debates sobre sexualidades nas produções culturais contemporâneas.

Mais informações:
http://www.fundepe.com/novo/midia/programacao.php

Edital - Antropologia no PPGCS (UFPA)

Já está disponível o edital para ingresso no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará.

Mais iformações:
http://www.ppgcs.ufpa.br/

Cartaz - Numas em Setembro