27 de maio de 2012

VIII Semana de Ciências Sociais da USP

PROGRAMAÇÃO DA SECS: DE 28 DE MAIO A 01 DE JUNHO 2012.

NUMAS recomenda:
30/05/2012 - "Dzi Croquettes", das 10 às 13 horas, na sala 14.
Debatedores: Prof.º Dr.º Júlio Assis Simões USP
Prof.ª Livre Docente Regina Muller UNICAMP

31/05/2012 - "A Single Man", das 10 às 13 horas, na sala 14.
Debatedores: Prof.º Dr.º Júlio Assis Simões USP
Prof.º Dr.º Peter Fry UFRJ






Movimentos LGBT e os percursos ao estado no Brasil e no México

Seminário NUMAS: Movimentos LGBT e os percursos ao estado no Brasil e no México
Rafael de la Dehesa

Rafael de la Dehesa é professor de sociologia no Centro de Pós-graduação e na Faculdade de Staten Island da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). Ele é autor do livro Queering the Public Sphere in Mexico and Brazil: Sexual Rights Movements in Emerging Democracies (Duke University Press, 2010). Participou durante 2006-2010 na comissão de diretores do Centro de Estudos Lesbico-Gay (CLAGS) da CUNY, e trabalha como coeditor da revista Sexualidades: Uma seria monográfica sobre sexualidades latinoamericanas e caribenhas.


24 de maio de 2012

Políticas Culturais, Democracia & Conselhos de Cultura


O livro é uma referência para estudiosos e ativistas dos conselhos de cultura, pretendendo subsidiar intervenções políticas e acadêmicas, objetivando aprofundar a democratização dos conselhos e do campo cultural no país. Traz reflexões de estudiosos sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no Brasil, contando com materiais produzidos pelas investigações desenvolvidas no processo. A obra ainda abarca reflexões de estudiosos convidados sobre conselhos, democracia e políticas públicas de cultura no Brasil e abrange a análise de algumas experiências específicas de conselho no país.

III Seminário internacional de políticas culturais da Fundação Casa Rui Barbosa

O Setor de Estudos de  Política e Culturas comparadas convida para o envio de trabalho para o III Seminário Internacional Políticas Culturais.

Chamada Pública nº 069/2012

Vagas abertas para seleção de bolsista, modalidade doutor/a ou doutorando/a, para trabalhar no projetoDesafios ao Mapeamento do Perfil de Gênero e Raça no Setor Público: um Estudo Exploratório a partir do Ipea”.

Informações estão disponíveis em: 


Atenção:Os candidatos que apresentarem proposta para os processos de seleção em aberto, quando do cadastramento do currículo, devem mencionar no campo "Projeto de atuação pretendido no Ipea" o nome do projeto ao qual desejam concorrer à bolsa.

22 de maio de 2012

Numas Recomenda:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo
(PERSPECTIVAS COMPARADAS).

DIAS 4, 5 E 6 DE JUNHO DE 2012

Local: Prédio de Ciências Sociais e Filosofia/Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/Sala 8

Organizadores: Heloisa Pontes, Lília Schwarcz e Sergio Miceli


17 de maio de 2012

Numas em Maio

MANHÃ:
Seminário NUMAS:
Movimentos LGBT e os percursos ao estado no Brasil e no México 
Rafael de la Dehesa

Sexta-feira, 25 de maio, 10h00, Sala 24 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais
Rafael de la Dehesa é professor de sociologia no Centro de Pos-graduação e na Faculdade de Staten Island da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). Ele é autor do livro Queering the Public Sphere in Mexico and Brazil: Sexual Rights Movements in Emerging Democracies (Duke University Press, 2010). Participou durante 2006-2010 na comissão de diretores do Centro de Estudos Lesbico-Gay (CLAGS) da CUNY, e trabalha como coeditor da revista Sexualidades: Uma seria monográfica sobre sexualidades latinoamericanas e caribenhas.
TARDE:

Menor tolerância às desigualdades.

“Não é mera coincidência o fato das discussões sobre cotas serem contemporâneas de outras temáticas que também põem a nu processos de exclusão, como o debate sobre os direitos de mulheres, dos homossexuais e das populações indígenas. Elas se inserem em um processo mais amplo de mudança na ação estatal que coloca o combate às desigualdades como uma de suas prioridades”, observa neste artigo o sociólogo Paulo Sérgio Costa Neves, professor da Universidade Federal do Sergipe (UFS), que realizou pesquisa sobre a percepção ao sistema de cotas implantado naquela universidade.

Clique aqui para ler o artigo.

III Semana de Gênero e Sexualidade(s) da Unifesp. Política, gênero e sexualidade: diálogos e tensões. De 17 a 21 de Setembro de 2012, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Estão abertas as inscrições para a III Semana de Gênero e Sexualidade(s) da Unifesp. Serão selecionados trabalhos para apresentações em Comunicações Orais e propostas de Atividades Culturais, individuais ou em grupos. São aceitas inscrições de pesquisadores e alunos de áreas diversas, inclusive pesquisas que estejam sendo realizadas sem vínculo formal com instituições de ensino ou que estejam sendo produzidas no contexto de ações e movimentos sociais.

Lilia Schwarcz no programa do Jô.