31 de outubro de 2012

Convite lançamentos

Coleção Antropologia Hoje
 
A coleção Antropologia Hoje é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Antropologia Urbana da USP e da Editora Terceiro Nome com o propósito de divulgar ensaios, resultados de pesquisas, etnografias e propostas teórico-metodológicas da Antropologia voltados para a dinâmica cultural e a processos sociais contemporâneos.


 

29 de outubro de 2012

Sexta na Quarta.

Diferente do que de costume, a Sexta do Mês, evento organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, no mês de outubro ocorrerá na quarta-feira.
 
Será a Sexta na Quarta, dia 31, às 10h, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
A convidada da vez é a professora Paula Sandrine Machado que trará algumas discussões que sua pesquisa de doutorado suscitou na área de gênero a partir da etnografia que realizou sobre nascimentos de bebês intersexo (com características de ambos os sexos). Ela espera fazer um balanço da discussão sobre intersexos na América Latina e pensar junto conosco as características da pesquisa antropológica sobre práticas médicas.

21 de outubro de 2012

NADIR Apresenta:

Na próxima sexta feira, 26/10, das 14h às 18h, na sala 24 do prédio de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP), com o apoio do PPGAS, o NADIR receberá o Prof. Theophilos Rifiotis do Depto de Antropologia da UFSC.
 
Segue em anexo o texto que deverá ser debatido na ocasião. Direitos humanos: Sujeito de direitos e direitos do sujeito, Theophilos Rifiotis

18 de outubro de 2012

Lançamento do Livro: "Cuidado e Cuidadoras - As várias faces do trabalho do CARE"

Data do Evento:
TER | 30.10 | 18 às 20h00 |

 As organizadoras, Profas. Dras. Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães, a Editora Atlas e o Departamento de Sociologia convidam para o lançamento do livro "Cuidado e cuidadoras. As várias faces do trabalho do care", que será realizado no dia 30 de outubro, terça-feira, das 18 às 20h, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14).
 
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

16 de outubro de 2012

IV SEMINÁRIO DO GEPRACC

É com grande satisfação que convidamos a todos para o IV SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS que ocorrerá na PUC/SP nesta semana, nos dias 19 e 20/10
 
 
Dezesseis pesquisadores discutirão o tema: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO BRASIL E DA BRASILIDADE.
 
 
 
 

10 de outubro de 2012

Grupo de Estudos: Teorias de Gênero e Psicanálise

O grupo de estudo terá um eixo estruturante, mas é aberto a proposições que tangem os interesses dos participantes. Pretende-se iniciar com o estudo das obras freudianas acerca da sexualidade para uma aproximação da teoria psicanalítica articulada com a prática clínica. O objetivo é construir um percurso para compreensão de trabalhos contemporâneos que dialogam diretamente com a psicanálise, em especial a vertente lacaniana, perspectiva que oferece “saídas” possíveis, mas controversas. Teremos como prioridade o estudo das obras de Judith Butler e de psicanalistas que se propõem a incorporar as contribuições das teorias de gênero em suas análises.



Início: Outubro/ 2012
Local: FFLCH-USP – Prédio de Ciências Sociais   (sala a combinar)
Encontro quinzenal às quintas-feiras. Horário : 17h – 18h30



Mariana Leal de Barros
(Pós-doutoranda-Antropologia)